
A nuvem (
cloud) é o símbolo da Internet.
A gestão tecnológica dos dados fiscais aplicados pelos Governos Estaduais futuramente serão unificados em um ambiente nacional de dados com processamento em nuvem.
Fará parte da fase inicial do projeto o processamento pertinente a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), à Escrituração Fiscal Digital (EFD) e à Escrituração Contábil Digital (ECD).
Atualmente a maioria dos Estados utiliza portal próprio para recepção e armazenamento destes arquivos.
O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas. A utilização da infraestrutura de Tecnologia da Informação num ambiente nacional reduzirá custos, bem como estabelecerá a uniformização nacional de procedimento de verificaçao e fiscalização.
Todos os Estados poderão aderir ao processamento em nuvem.
"O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.
O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas x ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas
Num sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma. O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet. O PC torna-se apenas um chip ligado à Internet—a "grande nuvem" de computadores—sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor)." - Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fonte: Portal Sefaz/MT, em 08/07/2011 17:05:35