04/12/2018
Os produtores primários, assim considerados, como as pessoas físicas que se dedicam à atividade agropecuária ou extrativa vegetal, são enquadrados em classes, em função do seu faturamento no exercício anterior.
Esta classificação é para os fins de cumprimento de suas obrigações acessórias.
Desta forma, são classificados, como:
a) microprodutor rural – aquele cujo total do faturamento no ano imediatamente anterior foi igual ou inferior ao valor correspondente a 5.350 (cinco mil, trezentos e cinquenta) UPF/MT, vigentes em janeiro do ano de referência;
b) pequeno produtor rural – aquele cujo total do faturamento no ano imediatamente anterior foi superior a 5.350 (cinco mil, trezentos e cinquenta) UPF/MT e inferior ou igual a 41.000 (quarenta e uma mil) UPF/MT, vigentes em janeiro do ano de referência;
c) produtor rural – aquele cujo total do faturamento no ano imediatamente anterior foi superior a 41.000 (quarenta e uma mil) UPF/MT, vigentes em janeiro do ano de referência.
Todavia, a partir de janeiro de 2019, terá apenas duas classificações:
(a) microprodutor rural – aquele cujo total do faturamento no ano imediatamente anterior foi igual ou inferior ao valor correspondente a 5.350 UPF/MT e,
(b) produtor rural – aquele cujo total do faturamento no ano imediatamente anterior foi superior a 5.350 , vigentes em janeiro do ano de referência.
Quanto às demais obrigações acessórias, em relação ao microprodutor rural aplica-se a dispensa de manutenção de livros fiscais e poderá requerer inscrição estadual por procedimento simplificado.
Independentemente de seu faturamento, o produtor primário, quando for optante pelo aproveitamento de crédito, terá o tratamento de produtor rural e suas operações serão submetidas à tributação.
Em relação ao uso da NF-e, os estabelecimentos agropecuários pertencentes a pessoas físicas, enquadradas como produtores rurais, ficam obrigados ao uso da NF-e a 1° de julho de 2019, em substituição a Nota Fiscal, modelo 1 e 1A.
Ainda, em 2019 a Nota Fiscal Produtor Rural, modelo 4 será substituída pela Nota Fiscal Eletrônica, modelo 55 (NF-e).
O produtor rural e o pequeno produtor rural são equiparados a estabelecimento comercial ou industrial, para efeitos de emissão de documentos fiscais e escrituração dos livros fiscais, bem como das demais obrigações acessórias estabelecidas na legislação tributária.
Por Marley Lima
Atenção: A leitura deste conteúdo é exclusivamente para assinantes, clique aqui e faça seu login. Não é cadastrado? Entre em contato conosco para ter acesso exclusivo.
Envie uma mensagem