Compartilhar:

icone_facebook_2 icone_twitter_2 icone_whatsapp_2
Início

Notícias em Geral

Convênio ICMS 100 é prorrogado até 2025, mas fertilizantes são taxados em 4%

Notícias

15/03/2021

Convênio ICMS 100 é prorrogado até 2025, mas fertilizantes são taxados em 4%

Os secretários de Fazenda dos 26 Estados e do Distrito Federal aprovaram por unanimidade a renovação do Convênio ICMS 100/1997. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (12) pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), durante em Brasília. A prorrogação mantém inalteradas as alíquotas para comercialização de insumos agropecuários até 31 de dezembro de 2025, exceto para os fertilizantes.

 

No caso dos fertilizantes – insumo que mais pesa sobre os custos de produção –, o ICMS será majorado em 1% ao ano, a partir de 2022, chegando a 4% até o final desse período. O

 

O Convênio 100, que reduz em até 60% a alíquota de ICMS sobre a venda interestadual de insumos agropecuários, essenciais para a produção de alimentos e matérias-primas, “é de extrema importância para a competitividade da produção rural brasileira, a manutenção da atividade econômica e a geração de empregos”, ressalta em nota a Aprosoja Brasil.

 

Esse benefício tributário vinha sendo renovado ano a ano sem alteração. Em outubro de 2020, foi formado um grupo de trabalho no Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) para estudar o assunto e elaborar uma proposta definitiva de alteração do convênio.

 

Nos últimos meses, informa a Aprosoja Brasil, os produtores de soja e milho de todo o país fizeram vários apelos aos integrantes do Confaz para que tivessem posição unânime sobre a manutenção do Convênio 100, cujo prazo se encerraria em 31 de março de 2021, “sob o risco de elevação do preço da cesta básica e do grau de vulnerabilidade social e econômica de milhões de famílias brasileiras em meio à pandemia de coronavírus”.

 

*Com informações da Aprosoja


Por https://agroemdia.com.br/2021/03/12/convenio-icms-100-e-prorrogado-ate-2025-mas-fertilizantes-sao-taxados-em-4/

Atenção: A leitura deste conteúdo é exclusivamente para assinantes, clique aqui e faça seu login. Não é cadastrado? Entre em contato conosco para ter acesso exclusivo.

Copyright © 2024

Site desenvolvido por:

Envie uma mensagem