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Viagem de 'estreia' da rota bioceânica acaba com caminhão retido por falta de documentação ( faltou assessoria tributária?)

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27/11/2023

Viagem de 'estreia' da rota bioceânica acaba com caminhão retido por falta de documentação ( faltou assessoria tributária?)

Semadesc acompanhou embarque da carga, mas não evitou 'mico diplomático' na ação de marketing com políticos de MS

Lethycia Anjos e Aliny Mary Dias

| 27/11/2023 09:30

Dois dias após sair de Campo Grande, o primeiro embarque oficial de mercadorias pela Rota Bioceânica está paralisado em Ponta Porã. O caminhão frigorífico permanece estacionado na Alfândega da Receita Federal desde a última sexta-feira (24) devido à falta de documentação. O impasse que trava a passagem da carga acontece mesmo com todo aparato criado pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia), que integra a viagem ao lado de empresários e políticos.

O primeiro transporte pelo Corredor Bioceânico, que irá ligar o Brasil aos portos do norte do , foi feito pelo frigorífico da Friboi, empresa da JBS. O grupo enviou 12 toneladas de carne congelada e desossada bovina em um caminhão refrigerado.

O caminhão integra um comboio composto por empresários, políticos e autoridades, entre eles Jaime Verruck, titular da Semadesc. A secretaria, inclusive, designou um assessor de logística do Governo para acompanhar em Campo Grande o embarque da carga de carne, que agora está impedida de seguir viagem.

 

A ação foi amplamente divulgada nos canais oficiais do Governo, mas não foi suficiente para impedir que o veículo fosse barrado pela fiscalização federal.

Ao Jornal Midiamax, a Receita Federal informou que caminhão não está retido, já que o termo 'retenção' na alfândega representa apreensão de carga, mas aguarda na alfândega até que toda a documentação solicitada seja fornecida pela empresa.

“A liberação depende da empresa, assim que a documentação correta for entregue o veículo será liberado”, informou.

 

Segundo a Receita Federal, a empresa solicitou auxílio jurídico e acionou um despachante para resolver a situação. A expectativa é de que a documentação seja entregue e a carga deve ser liberada ainda nesta segunda-feira (24).

O embarque inicial ocorreu na manhã da última quarta-feira (22), na unidade da fábrica localizada na saída para . O processo foi acompanhado pela Semadesc, que verificou as condições para a imediata utilização da via e os avanços na área de Aduanas e Autoridades Intervenientes de comércio exterior.

Questionada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Semadesc informou que a situação está sendo apurada. Resposta semelhante foi enviada ao Jornal Midiamax pela JBS, responsável pela carga. A empresa respondeu que está "apurando a situação" e ainda não deu detalhes sobre o ocorrido.

Expedição com 100 pessoas não evita 'mico diplomático'

A viagem que começou na última sexta-feira (24) é a terceira expedição da Rila (Rota de Integração Latino-Americana), que tem objetivo de percorrer todo o trajeto da rota bioceânica, de Campo Grande até Iquique, no Chile.

Neste ano, 30 veículos e 100 pessoas participam da expedição, entre eles políticos caronistas que deixam a atuação nos cargos de origem para participar da viagem. A agenda dos próximos dias será extensa, a previsão é que o grupo só retorne para Campo Grande no dia 5 de dezembro.

Neste domingo, a viagem teve incidentes envolvendo caminhonetes atoladas em estradas com poucas condições de tráfego para veículos pesados.

Confira abaixo o cronograma da expedição:

Dia 27/11 (segunda-feira)
– Segue viagem rumo a fronteira com o Chile (passo de Jama)
– Aduana e  (Argentina e Chile)
– Segue viagem até San Pedro de Atacama – Almoço
Tarde livre. Pernoite em San Pedro de Atacama.

Dia 28/11/2023 (terça-feira)
– Segue viagem para Iquique
– Almoço em Iquique
Agenda com autoridades locais. Encontro com a carga transportada. Embarque da carga de retorno. Pernoite em Iquique.

Dia 29/11 (quarta-feira)
– Almoço em Iquique
– Agenda Oficial em Iquique (Participação no evento 4º FORO DE LOS TERRITORIOS SUBNACIONALES DEL CORREDOR BIOCEÁNICO CAPRICORNIO, com empresários chilenos, paraguaios, argentinos bolivianos e mais de 600 chineses com tradição em comércio internacional)
– Pernoite em Iquique

Dia 30/11/2023 (quinta-feira)
– Segue viagem para Salta
– Almoço San  de Jujuy
– Jantar em Salta. Pernoite em Salta.

Dia 01/12 (sexta-feira)
– Agenda com autoridades Salta
– Rodada de Negócios
– Segue viagem San Salvador de Jujuy
– Agenda Oficial Jujuy
Pernoite.

Dia 02/12 (sábado)
– Segue viagem para Asunción
Jantar pernoite em Asunción

Dia 03/12 (domingo)
– Em Asunción. Agenda com autoridades.

Dia 04/12 (segunda-feira)
– Agenda Asunción, com autoridades
– Almoço Asunción. Saída para Ponta Porã.
– Jantar e pernoite em Ponta Porã

Dia 05/12 (terça-feira)
– Retorno e chegada em Campo Grande.

Rota Bioceânica

A Rota Bioceânica encurtará a distância para as exportações e importações brasileiras entre mercados potenciais na Ásia, Oceania e Costa Oeste dos Estados Unidos. Também integrará a América do Sul e transformará Mato Grosso do Sul em um hub logístico, um centro de distribuição de mercadorias.

Mato Grosso do Sul é o coração da rota, que vai seguir pela cidade de ; cruzará o território paraguaio por Carmelo Peralta, Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo.

Depois irá atravessar por território argentino as cidades de Misión La Paz, Tartagal, Jujuy e Salta; ingressando no Chile pelo Passo de Jama, até alcançar os portos de Antofagasta, Mejillones e Iquique.

Obra de acesso à ponte custará R$ 472 milhões

Foi divulgado no Diário Oficial da União do dia 16 de novembro, o resultado da licitação para implantação de acesso à ponte da Rota Bioceânica, na região de Porto Murtinho. A empresa receberá R$ 472 milhões pelo serviço.

De acordo com o aviso de homologação e adjudicação, a licitante vencedora é a Construtora Caiapó Ltda (CNPJ 00.237.518/0001-43). O valor total da licitação é de R$ 472.410.911,22.

O objeto da contratação é a elaboração de projetos de engenharia, bem como a execução das obras de implantação e pavimentação de acesso à ponte sobre o Rio Paraguai, na BR-267, contorno rodoviário de Porto Murtinho. Também fica a empresa responsável pela construção do Centro Aduaneiro de Controle de Fronteira.


Por https://midiamax.uol.com.br/cotidiano/2023/viagem-de-estreia-da-rota-bioceanica-acaba-com-caminhao-retido-por-falta-de-documentacao/

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