Compartilhar:

icone_facebook_2 icone_twitter_2 icone_whatsapp_2
Início

Notícias em Geral

Contribuintes do Estado de Rondônia devem efetuar a reclassificação do CFOPs na GIAM para efeito de Apuração do Índice de Participação do Munícipio

Notícias

24/01/2011

Contribuintes do Estado de Rondônia devem efetuar a reclassificação do CFOPs na GIAM para efeito de Apuração do Índice de Participação do Munícipio

O Ajuste SINIEF 4, de 9 julho de 2010, cria Códigos Fiscais de Operações e Prestações específicos para lançamento de saídas sujeitas ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN;

O referido Ajuste SINIEF produz efeitos desde de 01 de janeiro de 2011.

A classificação feita pelas empresas cujas saídas estejam sujeitas ao ISSQN, em CFOPs diversos, vem prejudicando a formação do Índice de Participação dos Municípios – IPM, na repartição da arrecadação do ICMS.

Assim, considerando a necessidade de corrigir eventuais distorções na formação do Índice de Participação do Município (IPM) o Estado de Rondônia determina que as empresas procedam a  reclassificação das operações, cujas saídas estejam sujeitas ao ISSQN para os CFOPs 1.949 – nas Saídas Internas e 2.949 – nas Saídas Interestaduais, no exercício de 2010.

A reclassificação dos CFOP”s 1.126 e 2.126, respectivamente para os CFOP 1.949 e 2.949, no exercício de 2010, não se aplica às operações de compra para utilização na prestação de serviços sujeita ao ICMS, restringindo-se àquelas efetuadas para utilização na prestação de serviços sujeita ao ISSQN.

Esta reclassificação  limita-se à retificação das GIAM’s, dispensando-se a correspondente correção da escrituração fiscal.

Recomenda ainda, que a partir de 01 de janeiro de 2.011 sejam observadas as disposições do Ajuste SINIEF 4/2010.

O contribuinte deverá  lavrar  termo circunstanciado no Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrência-RUDFTO, referente a retificação e reclassificação acima.

Esta reclassificação  limita-se ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2010.

Veja nos links abaixo as normas que determinam esta reclassificação

ATO Nº 001/GAB/CRE

ATO Nº 03/2011/GAB/CRE/SEFIN



Fonte: Marley Lima

Atenção: A leitura deste conteúdo é exclusivamente para assinantes, clique aqui e faça seu login. Não é cadastrado? Entre em contato conosco para ter acesso exclusivo.

Copyright © 2024

Site desenvolvido por:

Envie uma mensagem