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11/01/2012

Suframa - Porque no PIN está indicado o status AGUARDANDO DADOS DE CARGA? como corrigir?

É sabido que as remessas de produtos/mercadorias destinadas à área incentivada da Zona Franca de Manaus e Áreas de Livre Comércio deverão ser acompanhadas com o Protocolo de Ingresso de Mercadoria Nacional – PIN.

Para gerar o PIN primeiro a empresa deverá fazer o cadastro (senha/login) para acessar o WS SINAL a fim de instalar o SINAL 6.0 na máquina do usuário. É no SINAL 6.0 que a empresa irá cadastrar os dados das notas fiscais que serão envidas para a área incentivada.

Após a geração do PIN, a parte que cabe ao remetente da mercadoria destinada às àreas incentivadas administradas pela SUFRAMA está concluída.

Contudo uma via do PIN impresso (ou o código de barras do PIN, ou simplesmente o número do PIN) deverá ser repassado ao transportador, junto com a mercadoria e a nota fiscal.

Este transportador deverá associar o Conhecimento de Transporte e o Manifesto de Carga , caso a remetente não fez este procedimento.

Então, esta pendência que aparece no status do PIN - aguardando dados da carga -  ocorre porque a remetente e ou a transportadora não efetuou a associação do Conhecimento de Transporte e o Manifesto de Carga.

Para associar o transportador ao PIN é necessário que durante o preenchimento de lote de notas fiscais, na guia lotes sejam preenchidas as informações referentes ao transportador, ao importar o lote e gerar o PIN o PIN se encontrará associado ao transportador.

Para correção desta pendência os Remetentes ou Destinatários deverão acessar o WS Sinal, na opção Associar PIN a Transportador, localizar o PIN através da consulta e indicar a transportadora desejada. Problema solucionada.

Para as próximas remessas veja a seguir o procedimento: Como fazer a associação do transportador com o PIN?

Associação da transportadora no arquivo do Lote:

Para associar o transportador ao PIN é necessário que durante o preenchimento de lote de notas fiscais, na guia lotes sejam preenchidas as informações referentes ao transportador, ao importar o lote e gerar o PIN o PIN se encontrará associado ao transportador.

PIN gerado Sem Transportador:

1) Quando a empresa (Remetente ou Destinatário) detém o CNPJ da empresa transportadora que irá realizar o transporte:

Os Remetentes ou Destinatários deverão acessar o WS Sinal, na opção Associar PIN a transportador, localizar o PIN através da consulta e indicar a transportadora desejada.

2) Quando a empresa não detém o CNPJ da empresa transportadora que irá realizar o transporte:

Os Remetentes ou Destinatários deverão acessar a rotina Associação Automática de PIN - Imprimir Relatório, localizar o(s) PIN(s) gerado(s) e clique no botão GERAR RELATÓRIO, salvar o arquivo do relatório gerado, imprimir e repassar ao transportador, para que o mesmo possa associar-se ao PIN e associar os dados de carga.

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O que é e como proceder com o manifesto de carga?

Manifesto de carga é uma lista contendo todos os itens de carga expedidos em determinado vôo, embarcação ou veículo. Um manifesto geralmente engloba toda a carga e independe do fato desta ser entregue em um único ou para vários destinos. Os manifestos geralmente listam a quantidade de peças, peso, nome e endereço do destinatário. Deverão ser associadas ao manifesto as notas fiscais (eletrônicas ou convencionais) sob responsabilidade do transportador. O sistema permite que o manifesto de carga tenha até 100 conhecimentos e 5000 NF associadas.

Por Marley Lima

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