Boletim Informativo 03
O termo
Business Intelligence (BI), pode ser traduzido como Inteligência de negócios, refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.).
A Inteligência Empresarial, ou Business Intelligence, é um termo do
Gartner Group. O conceito surgiu na década de 80 e descreve as habilidades das corporações para aceder a dados e explorar informações (normalmente contidas em um Data Warehouse/Data Mart), analisando-as e desenvolvendo percepções e entendimentos a seu respeito, o que lhes permite incrementar e tornar mais pautada em informações a tomada de decisão (JFF).
O software BI – Business Intelligence - da Nota Fiscal Eletrônica foi desenvolvido pela Secretaria da Fazenda da Bahia em parceria com o Instituto Etco, através de acordo firmado em setembro de 2009 com o objetivo de subsidiar a extração de dados contidos nas Notas Fiscais Eletrônicas e gerar informações.
O BI da NF-e tem como função permitir, de forma rápida e organizada, aos fiscais de rendas, o acesso a dados de qualquer NF-e, aos comparativos por subsegmentos de cada nota e aos principais fornecedores do contribuinte, e, por conseguinte, explorar estas informações para tomada de decisão.
Este software criará um banco de dados e dará maior agilidade na busca pelas informações das notas fiscais eletrônicas e poderá transformar o dado em informação.
Estamos diante de um processo de transição de mudança cultural em decorrência do avanço tecnológico.
A adaptação é imprescindível e todos sairão ganhando em termos de produtividade, qualidade, agilidade, confiabilidade nas informações e redução de custo.
Fonte: Marley Lima