Matérias

02/07/2013

SPED - Auditor Eletrônico Nacional

Programa Auditor Eletrônico Nacional é  um sistema operacional (software) desenvolvido pela Secretaria de Estado de Fazenda de Minas GErais (SEF/MG). De uso exclusivo do fisco, o sistema faz o cruzamento eletrônico de informações

Em 2002 o Estado de MG desenvolveu o programa Análise Exploratória (ANVII), que tem como objetivo gerar relatórios de auditoria a partir dos arquivos textos do SINTEGRA.

O sistema Auditor Eletrônico Nacional começou a ser desenvolvido em 2004 e vem sendo aperfeiçoado, tornando-se um importante instrumento de combate à sonegação fiscal, proporcionando qualidade aos trabalhos, racionalização de tempo e melhorias nos resultados.

O programa Auditor Eletrônico é composto de duas aplicações:

1ª) o sistema  racionaliza e automatiza os procedimentos, rotinas e metodologias de auditoria fiscal a partir de dados eletrônicos no âmbito da SEF.

2ª) a página na intranet da SEF, executa serviços que auxiliam o desenvolvimento das atividades de auditoria fiscal.

O Auditor Eletrônico proporciona o desenvolvimento de procedimentos de auditoria fiscal através do acesso aos dados, insumos e serviços corporativos e informações dos contribuintes, com base na legislação tributária estadual e de sigilo fiscal.

O sistema de auditoria utilizará as informações constantes no SPED.

Exexmpo: DPJ - Custo de bens e serviços vendidos x ECD, EFD,  EFD PIS/COFINS, BLOCOS  H da EFD, ELALUR (Valores de custos não dedutíveis ) NF e, NFS e, CF e  EFD Social.

Exemplo: DPJ Despesas Operacionais x ECD, EFD,  EFD PIS/COFINS, BLOCOS  H da EFD, ELALUR (Valores de custos não dedutíveis ) NF e, NFS e, CF e  EFD Social.

O Estado de Minas Gerais cedeu , sem ônus, a versão nacional do programa de informática denominado “Auditor Eletrônico”, para uso nas atividades de fiscalização tributária estadual, através Protocolo 81/2013

O Auditor Eletrônico será utilizado pelos  Estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal.

Este sistema criado na SEF/MG  foi premiado no 2º Prêmio Excelência em Gestão Pública do Estado de Minas Gerais, na categoria Experiência e Iniciativa de Sucesso, tornando-se uma referência no país.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br e Protocolo 81/2013

Por Marley Lima

Atenção: A leitura deste conteúdo é exclusivamente para assinantes, clique aqui e faça seu login. Não é cadastrado? Entre em contato conosco para ter acesso exclusivo.

Copyright © 2024

Site desenvolvido por:

Envie uma mensagem