Matérias

17/08/2015

DEFIS - Declaração Eletrônica de Serviços de Instituições Financeiras - DES-IF ( viabilizar o controle fiscal e de arrecadação do ISS de Instituições Financeiras)

Aplicativo da Declaração Eletrônica de Serviços de Instituições Financeiras – DES -IF nas Secretarias Municipais, capaz de viabilizar o sincronismo de informações entre contribuintes e municípios, e destes
entre si e com outros órgãos de governo das esferas federal e estaduais.

A partir da implementação dos sistemas de DES-IF, as Administrações Tributárias Municipais poderão atuar de forma integrada com o compartilhamento de informações que viabilizarão o controle fiscal e de arrecadação do ISS de Instituições Financeiras , como forma de se adequarem à nova realidade tributária.

As bases para o desenvolvimento deste modelo foram definidas em reuniões presenciais entre os representantes das áreas de Tecnologia da Informação - TI e de Negócios, designados pelos municípios integrantes da Câmara Técnica Permanente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais – CTP/ABRASF, para o desenvolvimento da DES-IF, com foco na geração de um modelo que considerasse as necessidades e a legislação de cada município.

O modelo  conceitual proposto não substitui as metodologias de desenvolvimento de sistemas aplicadas pelas áreas de TI de cada município. Destina-se à especificação de uma padronização da estrutura de dados, dos processos e a prover um sincronismo de informações.

GT 2 - Declaração Eletrônica de Serviços de Instituições Financeiras (DES-IF)

Instituído em outubro de 2010, o Grupo de Trabalho responsável pela DES-IF (GT-2) é integrado por técnicos de Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Natal, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. O objetivo do grupo é compartilhar experiências e dificuldades, além de melhorar as práticas na fiscalização de instituições financeiras para uniformizar os procedimentos, o desenvolvimento, a manutenção e a evolução de um modelo padrão nacional ABRASF de declaração fiscal.

Resultados:

  1. Ratificação e publicação da versão 1.0 da DES-IF desenvolvida e aplicada por Belo Horizonte;
  2. Publicação da versão 2.0 da DES-IF;
  3. Publicação da versão 2.1 da DES-IF em conjunto com a versão 1.0 do Módulo de Auditoria;
  4. Publicação da versão 2.2 da DES-IF em conjunto com a versão 1.1 do Módulo de Auditoria;
  5. Publicação da versão 2.3 da DES-IF em conjunto com a versão 1.2 do Módulo de Auditoria;
  6. Minuta em desenvolvimento da versão 3.0 da DES-IF em conjunto com a versão 2.0 do módulo de Auditoria.

VEJA:

  • Modelo Conceitual - versão 2.0. Clique aqui para baixar o arquivo.
  • Modelo Conceitual - versão 2.1. Clique aqui para baixar o arquivo. 
  • Modelo Conceitual - versão 2.2. Clique aqui para baixar o arquivo.
  • Modelo Conceitual - versão 2.3. Clique aqui para baixar o arquivo.
  •  

Atenção: A leitura deste conteúdo é exclusivamente para assinantes, clique aqui e faça seu login. Não é cadastrado? Entre em contato conosco para ter acesso exclusivo.

Copyright © 2024

Site desenvolvido por:

Envie uma mensagem