Matérias

11/01/2011

Internamento de Mercadorias Recebidas Via Correios (Transport Postal)

Boletim Informativo 03
SUFRAMA

Todas as mercadorias nacionais enviadas via correios para os estados do AC, AM, RO, RR e para a Área de Livre Comércio de Macapá/Santa – AP, também deverão ter a documentação fiscal que as acoberta transmitida pelo novo WS SINAL.

Portanto, deverão possuir PIN, gerado na origem, pelo fornecedor da mercadoria.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, na grande maioria dos casos, não realiza a transmissão à SUFRAMA dos dados do transporte postal realizado. Nestes casos, o destinatário fica também responsável por complementar o PIN com dados de carga e apresentar a mercadoria a documentação fiscal à SUFRAMA, conforme procedimentos abaixo:

PASSO 1: CADASTRO DE PERFIL DE TRANSPORTADOR POSTAL

1. O fornecedor, ao gerar o PIN, deve informar o CNPJ da empresa destinatária como Transportador;

2. A empresa destinatária deve realizar um cadastro no WS SINAL como transportador (login e senha serão os mesmos que a empresa já possui), no menu de serviços do Portal SUFRAMA, em - WS SINAL - Cadastro de Transportador;

Nota: Após realizar o cadastro, é necessário encaminhar à SUFRAMA a seguinte documentação:

a) Requerimento da empresa cadastrada, solicitando à SUFRAMA a liberação do acesso ao WS SINAL, e confirmando os seguintes dados:

b) CNPJ;

c) Razão Social;

d) E-mail de contato informado durante o cadastro;

e) Telefones para contato informados durante o cadastro.

f) Cópia do Cartão do CNPJ;

g) Cópia do Contrato Social e última Alteração;

h) CPF e RG do Responsável pela empresa, conforme contrato social, ou;

j) RG e CPF do administrador ou representante legal da empresa, acompanhados de cópia da Procuração cedida ao administrador ou representante pela empresa cadastrada.

PASSO 2: ACESSAR O WS SINAL PARA INCLUIR OS DADOS DA DECLARAÇÃO DE TRANSPORTE DOS CORREIOS:

1. Acessar o WS SINAL;

2. Selecione a rotina MANIFESTO DE CARGA;

3. Clique no botão INCLUIR para cadastramento de um novo manifesto de carga;

4. Preencha os campos, digitando as informações que constam na Declaração de Transporte de Encomendas, que os correios fornecem, e selecione a opção SALVAR;

Observações sobre o preenchimento dos campos:

a) QTD Conhecimento – Quantidade de conhecimentos que estarão vinculados a este manifesto (declaração). Esta quantidade será igual a zero no caso de transportadores autônomos, de carga própria e de mercadorias com postal (destinatário);

b) CPF do Requerente e Placa do Veículo – Campo obrigatório

PASSO 3: ASSOCIANDO PINS

Após digitar os dados da Declaração no manifesto, será exibida uma mensagem de confirmação com um link de retorno para a tela de pesquisa de manifesto de carga;

PASSO A PASSO: WS SINAL/SINAL 6.0 – Módulo Destinatário SUFRAMA/ SAO/ CGMEC 21/12/2010

Faça uma busca informando como parâmetro a UF de destino da mercadoria; Selecione a opção ASSOCIAR/DESASSOCIAR PIN;

Será exibida uma tela confirmando o número do manifesto e a data de emissão. Clique no botão ASSOCIAR PIN;

Será exibida uma tela com a lista de todos os PINs disponíveis para associação. Selecione o PIN desejado e clique no botão ASSOCIAR;

Será exibida uma tela com de confirmação, com um link para retornar à opção de Associação de PINs;

PASSO 4: FECHAR MANIFESTO

1. Após associar todos os PINs ao manifesto de carga, para encerrar o processo, é necessário fechar o manifesto. Realize nova pesquisa e clique no número do manifesto;

2. Clique na opção FECHAR MANIFESTO: o sistema exibirá uma mensagem de confirmação;

3. Clique em OK para finalizar;

PASSO 4: IMPRIMIR O MANIFESTO SUFRAMA

1. Concluído o fechamento do manifesto, clique no link PIN do menu principal do PMN;

2. Faça uma pesquisa dos PINs gerados pelos remetentes e que foram direcionados para sua empresa;

3. Clique no número do PIN que deseja imprimir para apresentar à SUFRAMA.
Observe que o PIN que foi associado a um manifesto que está fechado encontra-se agora com o status “PIN – Aguardando Recepção”;

4. Clique no botão “Imprimir”. Será necessário ter instalado no computador o software Adobe PDF Reader, para geração de um arquivo pdf para impressão do PIN;

5. Imprima o manifesto Suframa ( 1 via se for canal verde,2 vias se for canal vermelho e 1 via se for canal cinza) .

CONCLUSÃO DO PROCESSO

Após seguir todos os procedimentos acima, basta apresentar à SUFRAMA a mercadoria e a documentação (Manifesto Suframa, conhecimento de transporte ou declaração de transportes dos correios se for necessário, nota fiscal ou DANFE, validação da Sefaz se for necessário), para realização da vistoria física da mercadoria.

ROTINAS DE ACOMPANHAMENTO (CONSULTAS ONLINE)

Após a realização do processo de ingresso da mercadoria na Área Incentivada de destino, que é caracterizado principalmente pela vistoria realizada pela SUFRAMA, o destinatário verificará, no WS SINAL, que o PIN se encontra com o status PIN – Vistoriado.

Para verificar a situação das notas fiscais, após a realização da vistoria pela SUFRAMA, foi disponibilizado o sistema de Consultas Online no portal SUFRAMA, que o usuário poderá acessar com o mesmo login e senha do WS SINAL.

Fonte de pesquisa:
http://www.suframa.gov.br/download/documentos/wssinal/passo_a_passo_destinatario_301210.pdf

Atenção: A leitura deste conteúdo é exclusivamente para assinantes, clique aqui e faça seu login. Não é cadastrado? Entre em contato conosco para ter acesso exclusivo.

Copyright © 2024

Site desenvolvido por:

Envie uma mensagem